FOD é a sigla para Foreign Object Damage ou Dano por Objeto Estranho. O problema, aparentemente tão simples, é a causa da maioria dos incidentes ou acidentes aeronáuticos. Em sua maioria, são muito pequenos, como grampos ou parafusos, deixados nas pistas e pátios de aeródromos. Objetos pequenos, como um parafuso, podem destruir uma turbina de milhares de dólares. Também são objetos grandes esquecidos nas pistas e pátios de manobras de aeronaves. Temos ainda o risco de pessoas em áreas proibidas como as turbinas das aeronaves que acionadas podem sugar facilmente uma pessoa.
Como acidente causado por FOD podemos citar a queda de um Concorde, da Air France vôo 4590, no Aeroporto Internacional Charles de Gaulle, perto de Paris em 25 de Julho de 2000 que foi causado por FOD; neste caso, uma peça de titânio caida na pista que caiu quando a aeronave estava utilizando o reverso da Continental Airlines McDonnell Douglas DC-10 que havia pousado cerca de quatro minutos antes. Todos os 100 passageiros e nove tripulantes a bordo do vôo, bem como quatro pessoas no terreno, foram mortos.
Na foto acima a esquerda temos uma operação de recolhimento de objetos estranhos nas pistas e pátios, geralmente temos este evento realizado várias vezes ao ano e ao lado uma pequena coruja alojada num compartimento interno dos motores, podendo gerar um acidente grave com a aeronave.